Desbravadores



Clube de Desbravadores é uma organização mundial patrocinada pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, com 40.000 clubes locais existentes em 130 países no mundo. A cada ano um dia é separado especialmente como o "Dia do Desbravador", no qual a igreja e comunidade aprendem sobre a atividade dos desbravadores. Qualquer juvenil, entre as idades de 10 e 15 anos e que prometa respeitar o voto e a lei dos Desbravadores, pode se unir ao clube. Mesmo que os desbravadores sejam patrocinados pela Igreja Adventista, juvenis de qualquer fé religiosa serão bem-vindos.

Os líderes dos Desbravadores vivem o cristianismo. Sua fé na morte e ressurreição de Jesus Cristo é que os motiva para ministrar os jovens. Por sua experiência e exemplo mostra o que significa ser um cristão vivo e vibrante no mundo de hoje. Eles trabalham lado a lado com os pais, professores e pastores, assim provendo ótimas oportunidades para o desenvolvimento cristão. Eles consideram o Clube dos Desbravadores como uma extensão do lar, escola e igreja. Um laboratório experimental onde floresce o crescimento e aprendizagem, um ambiente onde fracasso não é esperado, mas chega a ser ferramenta para a aprendizagem.

Os Clubes se compõem de unidades. Cada unidade geralmente tem 4 a 8 rapazes ou moças e no mínimo um conselheiro. Cada membro tem tarefas específicas como: conselheiro associado, capitão e secretário. As unidades normalmente participam em conjunto das atividades do Clube, embora permitem-se fazer atividades separadas. Através de atividades planejadas, o Desbravador desenvolve habilidades de trabalhar em equipe. As reuniões, geralmente semanais, são oportunidades para vestir o uniforme de gala incluindo todas as insígnias, lenço e boné, ou o uniforme de atividade.

A localidade e a imaginação determinam as atividades do grupo incluindo: projetos comunitários e missionários, exercícios, atividades ao ar livre e na natureza como desfile, excursões com mochila, viagens a canoa, acampamentos, etc. O desbravador ao estar acampado, prepara toda a sua alimentação, sua barraca, etc. Os Desbravadores desafiam os talentos especiais de cada participante. Com freqüência, os clubes planejam viagens especiais a parques nacionais, centro da natureza, museus, comércio, fábricas, centros de saúde e assistência social e muitos outros locais de interesse histórico e cultura.

Serviço Comunitário: Os desbravadores apóiam sua comunidade em um ministério provendo alimentos e outras ajudas aos necessitados e doentes. Alguns clubes coletam alimentos, roupas, cobertores, dinheiro e fazem uma distribuição especial no Natal e/ou outras oportunidades/datas propícias, tais como: Evangelismo Semana Santa, Dia "Não Fumar", Evangelismo Finados, etc.
Os desbravadores passam por um currículo de 6 níveis de aprendizagem: Amigo, Companheiro, Pesquisador, Pioneiro, Excursionista e Guia. Os líderes apresentam instruções em mais de 200 áreas de manualidades, artes, ciências domésticas, esportes, recreação e testemunho vocacional. Os desbravadores recebem certificados especiais ao completar cada curso. Estes estudos, com freqüência, ajudam ao desbravador descobrir um hobbie ou uma profissão que vai perdurar por toda vida.

Nenhum comentário: