A oração muda o coração


A Oração

Isaque orou no campo. / Elias orou no monte Carmelo.
Eliseu orou no quarto de uma menina morta./Davi orava mesmo a noite, na cama.
Daniel orava três vezes ao dia./ Jonas orou dentro de um grande peixe.
Jesus orou no deserto, no Getsemani./
Os discípulos de Jesus no Templo, no Cenáculo./Paulo no navio, no templo, no cárcere.
Os cristãos primitivos oravam nas catacumbas em Roma.
Os valdenses oravam nos rios e nas altas montanhas dos Alpes.
Livingstone orava no coração da África, e morreu orando.

1-Textos Bíblicos:
Pedi e dar-se-vos á...Lucas 11:9
“Se meu povo...se humilhar, orar e Me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então Eu ouvirei dos Céus. Perdoarei os seus pecados e sarei a sua terra.” II Cron. 7: 14
Jesus: “E passou a noite orando a Deus”S. Luc. 6:12
Jesus: “E levantando-se de madrugada, foi orar. “S. Mc. 1:35
“Orai sem cessar” I Tess. 5:17
“Mudou a sorte de Jó quando este orava a Deus...”Jó 42:10
Ana: “Levantaram-se de madrugada, adoraram perante o Senhor...e o Senhor se lembrou dela.”I Sam. 1: 19
“Não tendes porque não pedis.”Tiago 4:2

2-Textos de EGW:
“Toda oração elevada ao Céu com fé...será ouvida por Deus.” TS, I, p.22
“A oração particular é a respiração da alma.”
Jesus “vivia, meditava e orava não para si mesmo, mas para os outros.” PJ, 139
“A oração não faz Deus baixar até nós, mas eleva-nos a Ele.” CC 92
“Ao som da fervorosa oração, todo o exército de Satanás treme.” I TS, 121.
“Nenhum ser humano será maior do que sua vida de oração.”
“A idéia de que a oração não seja prática essencial, é um dos mais bem sucedidos estratagemas de Satanás para destruir as almas. III TS, 91
“Quando falamos o nome “Jesus” os anjos de Deus imediatamente se aproximam de nós”.

3-Outros pensamentos:
“Orar significa abrir com ilimitada confiança, meu coração a Deus, ao seu amor paternal, e depois sair correndo, alegre, como uma criança.”
“Orar significa desviar o olhar das coisas visíveis, para fixa-lo no invisível.”
“A oração coloca-nos diretamente na presença de Deus.”
“Quando estive de joelhos, senti minha estatura diminuir e minha espiritualidade aumentar.”
“Não oreis por vida fácil. Orai para que sejais fortes.”
“Quem mais ora, mais ajuda.” W. Codeel.
“Estou agora tão ocupado, que se não passasse diariamente duas ou três horas em oração, não daria conta de meu trabalho.”Martinho Lutero.
“O homem só é grande quando está de joelhos.”
“Só é possível estar em pé diante dos homens, se antes estiver ajoelhado diante de Deus.”
“Nunca estamos tão perto do céu, quando estamos ajoelhados.”
“A oração não muda a Deus. Muda a nós.”

4- Condições e dicas para a oração ser atendida:
1- É necessário ter fé.Disse Jesus: “Faça-se conforme a vossa fé.” Mat. 9:29
2- Obediência. João 3:22: “pedimos e recebemos pq guardamos os seus mandamentos...”
3- É necessário haver confissão. Salmos 66:18 “Se eu atender a iniqüidade no meu coração, O Senhor não me ouvirá.”
4- Cooperar com a prece. “Ao orardes... para que não sejais induzidos a tentação, lembrai-vos de que a vossa parte não se limita a orar...”TS. vol 1, p.357
5- Reverência: Salmos 89:7 “Deus é sobremodo tremendo...temível...”
6- Dirigir-se a Deus o Pai: Mat. 6:9 “Pai Nosso...
7- Pedir em nome de Jesus: João 14:13 e 14, 16:24,
8- Sinceridade: Mat. 6:5 não sejais hipócritas...
9- Poderosa oração secreta: Mat. 6:6 no teu aposento, feche a porta,...
10- Não useis de vãs repetições. Mat. 6:7
11- Perdoar ao próximo. Mat. 6:14
12- Se humilhar, converter dos maus caminhos... II Cron. 7:14
13- Orai uns pelos outros. Tiago 5:16
14- Orar pelos inimigos. Mat. 5:44

5- Atitude da oração:
“Não há tempo ou lugar impróprio para erguer a Deus uma prece. ..Entre as turbas de transeuntes na rua, em meio de uma transação comercial, podemos elevar a Deus um pedido, rogando a direção divina...Onde quer que nos encontremos podemos entreter comunhão íntima com Deus.”Caminho a Cristo pgs. 88 e 89.

6- Exemplo de prece:
“Senhor toma meu coração; porque eu não posso dar. É tua propriedade.
Conserva-o puro, porque eu não posso conservar para Ti.
Salva-me apesar do próprio eu, fraco e dessemelhante a Jesus.
Molda-me, eleva-me para uma atmosfera pura e santa
onde as torrentes de Teu amor possam invadir-me a alma.” EGW

7- Sugestões:
1- Fazer uma escala de oração por pessoas.
2- Oração em dupla, silenciosa, “Pipoca”- quando cada um ora uma frase sem terminar,...
3- Orações cantadas.
4- Oração mental, ninguém sabe. NINGUÉM SABE, SÓ DEUS!

Nenhum comentário: