Novo Tempo

1944… A história de comunicação produzida pelos Adventistas do Sétimo Dia, no Brasil, tem início na década de quarenta no rádio, e em cinqüenta, na televisão. A Voz da Profecia, com Roberto Rabelo, e Fé para Hoje, com Alcides Campo Longo são programas que estão no ar até os dias atuais. Parte importante dessa história deve-se ao Está Escrito, que iniciou na Manchete e, ao longo de 17 anos, foi visto, ao domingos, pela BAND, REDETV!, BANDSAT e Rede Novo Tempo.
A TV Novo Tempo surgiu em 1996 e desde a primeira transmissão, em 9 de novembro daquele ano, o foco sempre esteve bem definido: valorizar o ser humano. Original de Nova Friburgo (RJ), era chamada de ADSAT, pois objetivava levar mensagem do advento de Cristo via satélite. Na época, o diretor do Sistema Adventista de Comunicação (SISAC), Erlo Braun, também era o diretor da TV. Havia apenas dois programas: Está Escrito e ADSAT em Louvor. O restante da programação era em inglês e espanhol. A sucessão de administradores do complexo de comunicação acontece com Erlo Braun, Neumoel Stina e Milton Souza. Acompanhe o desenvolvimento histórico.
Em 1997, Jonas Pinho é nomeado diretor da TV ADSAT. Em 1998, Willams Costa Júnior assumiu a direção. A TV adquiri mais equipamentos e contrata novos funcionários. Um novo programa vai ao ar: Jesus, a Voz de Deus. Um pouco depois, o sinal da tevê e da rádio Novo Tempo são transmitidos 24 horas por dia, 7 dias por semana, pela antena TECSAT.
Em 2003, é criado o Departamento de Expansão, que tem como metas, formar a Rede Novo Tempo de Televisão a cabo, aberta e colocar o sinal na SKY. O nome ADSAT deixa de existir, a programação ganha novos gêneros e programas como: Vida e Saúde, Notícias de Agora, Tela Especial, Entre Amigas, Fazendo Artes, É Seu Direito, Autor e Obra, Adicionando, Pérolas do Dia, Em Dia com o Nosso Tempo, A Bíblia Ensina, Sua Casa, um Lar, Turminha Ká Entre Nós, Histórias da Tia Cecéu, De Olho nas Origens, Está Escrito Jovem, Avanços na Obra de Deus, Vocações Missionárias, Quero Ajudar, Lições da Bíblia, Semana em Foco,Tempo Jovem, Lugar de Paz e A Esperança é Jesus.
Pela primeira vez, a igreja adventista tem um programa de 60 minutos diários, em rede nacional pela CNT e Rede Gênesis de televisão: Encontro com a Vida.
Aos sábados à tarde, com o apoio da Escola Bíblica, começa o Programa Novo Tempo, ao vivo, com a apresentação de Williams Costa Jr, Milton Souza e J. Washington F. Alves, motivando as pessoas a colaborarem com o crescimento da televisão.
Em 2004, Tenison Shirai, na direção da TV, administra o surgimento de novos programas e dá seqüência à inserção de novos cenários ao visual.
Em 2005, o Sistema Novo Tempo de Comunicação é transferido para a cidade de Jacareí, interior de São Paulo em uma ação estratégica de Milton Souza. No mesmo ano, o canal 56 UHF, a Rede Palavra e a TV da Gente, oficialmente em contrato, retransmitiam de uma a doze horas da grade de programação da Novo Tempo para capital e grande São Paulo. Os programas Revista Novo Tempo, Tevê Aberta, Código Aberto, Perfil Musical, Vida em Missões e programa ao vivo, Anjos da Esperança, ancorado pelo próprio Milton Souza, marcaram a época.
Em maio de 2006, a Rede Novo Tempo de Televisão faz uma parceria com a Fundação Setorial e assume a geradora de Pindamonhangaba com uma retransmissora em Taubaté e outra em São José dos Campos; ambas com cobertura em 30 cidades no Vale do Paraíba.
Em 2007, Jonatan Conceição, produtor da Novo Tempo desde o surgimento da mesma, passa a dirigir a rede nacional. Coordena a produção de novos conteúdos: Caixa de Música, Saúde & Sabor, Evidências e Conexão Novo Tempo; transmissões ao vivo, para o Brasil e exterior, via satélite são feitas freqüentemente.

Em abril de 2007, J.Washington F. Alves assume a direção da Geradora, no Vale do Paraíba, e em 1° de maio, estréia o Jornal Daqui, ancorado por Darleide Alves. É o primeiro telejornal, com 30 minutos diários, na história da rede adventista de comunicação. Pouco depois vai ao ar o Programa Mais Sucesso, apresentado por Fernando Francisco para o segmento empresarial. No mesmo ano, o padrão japonês de TV digital é adotado no país, e a Novo Tempo assegura sua inclusão em HDTV na região.
Em 2008, Marlon Lopes assume a direção geral da Rede Novo Tempo de Comunicação. A negociação iniciada em 2007 é finalizada, e 1.700 mil assinantes da SKY recebem o Canal da Esperança ininterruptamente.
Nova logomarca, novo posicionamento e conceito são agregados. A Novo Tempo inicia uma nova fase na internet, na televisão, rádio e gravadora. Odailson Fonseca, ex-apresentador do programa Tempo Jovem, assume a direção da Rede Novo Tempo de Televisão e a apresentação do programa Anjos da Esperança, ao vivo. Transmissões ao vivo, agora, é uma constância. Em 2008, a Novo Tempo faz a cobertura do maior evento missionário na América do Sul, Impacto Esperança.
Com sinal 100% digital, a Rede Novo Tempo, a cada dia, dá passos largos para alcançar as tendências do mercado de radiodifusão. Através do satélite NSS 806, está presente nas Três Américas e na Europa. Desde maio de 2008, pelo satélite IS-10, distribui seu sinal na África, em inglês e português. Cobre Angola, Moçambique e São Tomé e Príncipe.
Ao falar em comunicação adventista, lembramos de Roberto Rabelo, Alcides Campo Longo, George Vanderman, Alejandro Bullón, Mark Finley, Ronaldo de Oliveira, Montano de Barros, Fernando Iglesias, Kyotaka Shirai, Assad Bechara, Siloé Almeida, Édson Rosa, Brad Torp e Milton Afonso. Esse último é o que menos aparece, porém, quem mais contribuiu para que a Novo Tempo existisse e seja vista. Este espaço é pequeno para registrar tantos personagens que assumiram o papel de anjos, “Anjos da Esperança”.
A Deus, nosso Criador e Mantenedor, toda honra e glória!
2009 - Ano de semear e colher.
Onde tem Novo Tempo, tem mais esperança!

Nenhum comentário: