Saúde - Depende de nós

É comum pessoas considerarem que os médicos são os que darão saúde a elas. Não é assim. Também pensam que os medicamentos farão isto. Também não é verdade. Os medicos orientam a pessoa. Os medicamentos atuam só nos sintomas, aliviando-os quando não complica devido aos efeitos colaterais. Mas o que produz a cura é o próprio organismo, corpo e mente, quando ajudados pela própria pessoa na busca da cura profunda e não só do tratamento.
A pessoa doente precisa compreender que há uma causa para seu sofrimento. Nada é por acaso. A doença não vem sem causa. A doença é um esforço da natureza para ver se consegue se livrar das conseqüências da violação das leis da saúde. É sua responsabilidade, portanto, cuidar de sua saúde, praticar princípios saudáveis e, assim, colaborar com o organismo criado e mantido vivo pelo Criador.
Muitas pessoas vão aos médicos não para obterem cura da vida, mas cura do sintoma. E a diferença entre um tipo de cura e outro é imensa. Um trata o sintoma, outro trata a causa. O tratamento sintomático tem seu lugar, obviamente. Mas deveríamos, sempre que possível, procurar o tratamento da causa, para removê-la e, portanto, evitar adoecer novamente e eliminar a causa.
É sua responsabilidade cuidar de si mesmo ao invés de jogá-la para o médico, o parente, o remédio. É sua responsabilidade buscar informações sobre saúde para resolver sua doença. É sua responsabilidade pedir ajuda, quando necessitar. É sua responsabilidade tentar quantas vezes forem necessárias.
O que você não conseguiu ontem poderá conseguir amanhã. É sua responsabilidade orar, para que Deus esteja no centro de todos os seus relacionamentos. É sua responsabilidade enfrentar a verdade. É responsabilidade sua não repetir erros e fazer uma auto-avaliação se possível cada dia. É responsabilidade sua, ser uma pessoa agradecida por todas as bênçãos que tem recebido. Uma mente agradecida tem uma fisiologia que funciona melhor. É responsabilidade sua tratar outra pessoa com cortesia, gentileza e amor. É uma responsabilidade sua fundamental suplicar a Deus que Ele faça de você uma melhor pessoa possível. É responsabilidade sua aproveitar seu dia. Porém, sua maior responsabilidade é o seu crescimento espiritual.
Saúde é uma questão de responsabilidade pessoal. Você não deve transferir isto para outra pessoa. Pense e cuide-se! Mantenha a mente aberta para os caminhos da saúde que todos os dias chegam à sua vida

Nenhum comentário: